domingo, 21 de junho de 2009

Relatório da 2ª Oficina do Gestar II – Língua Portuguesa


Diagnóstico das concepções dos cursistas sobre os gêneros textuais e seu ensino.

No dia 30 de maio de 2009 foi realizada a 2ª oficina do Gestar II – Língua Portuguesa, na escola Estadual Professor Elídio Duque no município de Salinas – MG com a presença de 21 professores cursistas.
O Formador fez a dinâmica do barbante repassado a cada professor que segurando uma ponta deveria se apresentar e dizer as expectativas sobre o Gestar II. Após a apresentação de todos os cursistas foi feita uma explanação de como serão desenvolvidas as oficinas e foi apresentado o material e como deverá ser utilizado, através de uma rápida leitura de algumas partes do Guia Geral.
O formador dividiu a turma em quatro grupos, utilizando a dinâmica das cores e entregou envelopes com textos de diversos gêneros textuais para que os grupos analisassem e apresentassem as características dos gêneros a que cada um pertence.
Os grupos separaram os textos e durante as apresentações demonstram bastante habilidade no reconhecimento do gênero e na identificação das características deles. Durante a exposição o formador foi orientando os cursistas para o estudo das unidades 10 e 11 que apresentará um aprofundamento sobre os gêneros textuais.
Após a atividade em grupo o formador fez a leitura do texto de Rubem Alves. As tarefas da educação e coordenou um debate sobre quais seriam as “ferramentas” que o professor de língua materna deveriam propiciar aos seus alunos. Os cursistas demonstraram bastante entusiasmo na participação do debate inclusive extrapolando o tempo previsto para a sua duração.
Na finalização foi feita uma avaliação do encontro e a leitura de uma mensagem final de otimismo, buscando incentivar a participação de todos os cursistas até o final do curso.




Salinas-MG, 05 de junho de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário